6 ferramentas que não podem faltar no seu site

6 ferramentas que não podem faltar no seu site

Olá! seja bem vinda (o) a esse novo artigo sobre 6 ferramentas que não podem faltar no seu site e que vai te ajudar a identificar e solucionar problemas em seu site como por exemplo: Porque seu site não aparece nos buscadores como Google e Bing?

Semanalmente eu recebo diversas perguntas como:

  1. Porque meu site não aparece na rede de pesquisa?
  2. Como identifico tipo de público que acessa meu site?
  3. É possível saber por qual palavra-chave meu site está encontrado?
  4. Você sabe se o pixel do Facebook é compatível com meu site? não consigo ativar.
  5. O que é CRM?

Existe uma infinidade de perguntas que recebo mas essas acima são as campeãs, e por isso decidimos criar este artigo para você ter conhecimento e um site bem estruturado para decolar no seu marketing digital, Vamos lá?

6 ferramentas que não podem faltar no seu site e as funcionalidades delas

Google Search: É uma ferramenta Gratuita fornecida pela Google para que seu site e todo o conteúdo dele seja encontrado na rede de pesquisa Google, com ela é como você dizer a Google: Google você tem permissão para listar todos os meus conteúdos na sua rede e quero ser encontrado por pessoas que buscam meu conteúdo. E não para só por aí, após feita essa integração, o Google monitora todo o seu site e te envia notificações importantes via email como por exemplo:

  • Erros no site como url não encontrada
  • Facilidade de uso em dispositivos móveis
  • Palavras-chaves que seu site foi encontrado
  • Aspecto de Pesquisa, Datas, Países, Consultas
  • Malware
  • CTR Médio
  • Status do Host
  • Snippets de avaliação
  • Problemas de Segurança
  • Estatísticas de rastreamento
  • Ausência de tags importantes
  • Total de Cliques, Impressões, Posição média

SiteMap: Uma folha de arquivo simples porém muito importante pois sem esse arquivo dificilmente os boots ( Robôs de buscas para indexar as páginas do site na rede de pesquisa ) vão indexar seu site, pois nesse arquivo consta todos os links do seu site com datas e imagens, que é o caminho acessado por robôs para listar todas as sua páginas na rede de pesquisa. Se você tem um site feito em WordPress, felizmente existe aplicações que fazem esse trabalho para você mas é necessário instalar e configurar plugin, mas se você tem plataforma própria existe sites que fazem esse serviço para você em poucos cliques em versão grátis.

Outra importância do SiteMap é que quando você incluí seu site no Google search ou Bing Search, você precisa ter o endereço desse arquivo para solicitar indexação e quando atualiza ou cria algum página, post ou produto você também precisar solicitar reindexação. Caso você queira saber como criar este arquivo clique aqui.

Google Analytics: Ferramenta de análise de dados do site muito importante para você saber se sua estratégia de SEO está dando certou não, O Google Analytics possui versão free e versão paga mas se você está começando no mundo do Marketing Digital a versão é bem completa e não deixa a desejar em nada. Por ela é possível saber informações importantes sobre seus visitantes e como essas informações você economizar muito dinheiro na hora de segmentar suas campanhas no Google Ads pois por lá você sabe sobre:

  • Origem de usuários
  • Idade
  • País
  • Gênero
  • Páginas acessadas
  • Dispositivos
  • Buscas Internas
  • Cidade e Estado
  • Interesses
  • Idioma
  • Tecnologia
  • Conversões

Existe diversões dados que podem te ajudar no Google Analytics, mas acima eu listei apenas alguns que considero principais para sua segmentação de anúncios e para você ter uma ideia da potência e como ele pode te ajudar. Além disso ele permite criar painéis personalizados para analise de dados com as informações que são mais importantes para o seu negócio.

Pixel do Facebook : Não é só mais uma ferramenta de análise de dados, ela entrega dados de usuários assim como o Google Analytics porém esses dados são internos de dentro Facebook e Instagram que faz toda a diferença, afinal são plataformas diferentes de segmentações diferentes. Toda vez que seu site é acessado o pixel registra dados e com isso vai te ajudar na hora da segmentação de anúncios para rede Facebook. Você já imaginou como você pode economizar tendo os dados de Facebook e Google Analytics juntos? pois é no inicio você pode ficar perdido com tanto informação mas o seu time de marketing ou Gestor de trafego vai te ajudar a economizar muito dinheiro com campanhas.

Chat: Muitas das vezes em sites institucionais os visitantes tem dúvidas especificas sobre determinado serviço que não estão na sua Landing Page e com a falta de informação da dúvida na página, o visitante acaba indo a nova busca pelo serviço. Em outros casos alguns visitantes preenchem o formulário e aguardam a resposta, mas e se você tiver um chat ou chatboot na sua landing page onde você pode oferecer atendimento em tempo real e prestar atendimento de qualquer lugar e a qualquer hora pode ajudar muito no seu processo de vendas, afinal com essa ferramenta você causa boa impressão tendo agilidade no atendimento. pois a grande maioria dos visitantes compram por impulso.

Felizmente você não precisa desenvolver nada pois existem diversas empresas que você pode utilizar gratuitamente com funções básicas e prestar atendimento via Smartphone utilizando um aplicativo onde ele captura o email, telefone, nome e você recebe a notificação em seu smartphone. Algumas empresas que fornecem o chat tem funcionalidades bem interessantes como notificações de novo visitante e quando o mesmo visitante retorna ao seu site ou página e você também é notificado como no caso, o chat da plataforma Hubspot e outras empresas como Tidio que possui funcionalidade de ChatBoot que pode te ajudar muito, inclusive a gerar orçamentos em segundos com base nas respostas do seu visitante.

Tag do Google Ads: Assim como o pixel do Facebook, a Tag do Google Ads possui 2 funções que são marcar conversões de suas campanhas e visualizações de páginas, com ela instalada e configurada em seu site você pode criar também anúncios de remarketing, afinal mais da metade das vezes os visitantes não compram de você na primeira visita a sua página, e você não quer ter uma surpresa de fazer anúncios via Google Ads e descobrir que investiu sem ter métricas dos anúncios, certo?

Mas calma se você é uma dessas pessoas tenho uma boa noticia, se você já tem o Google Analytics, nem tudo está perdido pois você pode vincular ao Google Ads e gerar um público que acessou determinada página do seu site, e também pode realizar as marcações de conversão via anúncios Google através do Google Analytics pois após vinculado ele fornece informações de custo com campanhas e conversão.

Até a Próxima com novidades para você! deixe nos comentários oque você achou ou se tem alguma dúvida 🙂

6 ferramentas que não podem faltar no seu site

3 comentários em “6 ferramentas que não podem faltar no seu site”

  1. Pingback: 4 Motivos que fazem seu site não vender | Dicas do Bruno 360

  2. Pingback: 10 Formas de ganhar dinheiro com Blog 2022 | Dicas do Bruno 360

  3. Pingback: Gerar link WhatsApp com mensagem personalizada | Dicas do Bruno 360

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *